sábado, 18 de janeiro de 2014

Você quer ter razão ou ser feliz?

Nos momentos de conflitos, costumamos ouvir, até do subconsciente, essa frase tão comum. E aí, qual a nossa decisão? Difícil, né? Nossa vida é sempre feitas de escolhas, o tempo todo.

Ao despertar de um novo dia, já temos de tomar decisões: fazer a barba ou não? Caminhar ou ler um livro? Vou de... metrô ou de carro?

E as decisões continuam durante o dia todo: respondo a provocação do colega de trabalho ou não? Peço por e-mail ou telefono? Faço isto agora ou deixo pra depois?

Isso não acaba nunca. A estrada das nossas vidas é feita de encruzilhadas. O que fazer então, ter razão ou ser feliz? Continua difícil, né...

Acho que só a experiência de vida pode nos ajudar. Mais do que isso: o aprendizado com as experiências de vida. A reflexão, a firme vontade de mudar, se preciso for, para acertarmos mais nas próximas encruzilhadas.

Nada é mais verdadeiro que o ditado: cada caso é um caso. Às vezes, precisamos agir por impulso, responder na lata. Não titubear. Outras vezes, não. É melhor recuar. Pensar um pouco. Demorar na conexão. Deixar passar. Fazer ouvido de mercador.

Cada situação diferente merece uma decisão diferente. A vida é assim. Não há ensaio. Não há plano B. Só vivemos uma vez. Então, só nos resta aprender com os erros e buscarmos melhorar sempre. Sermos flexíveis. Mudar a rota. Aceitar que estamos errados e que precisamos melhorar. Sermos humildes. Talvez, o caminho seja este.

Outro dia estava esperando em frente a um cartório e vi um pai chegando com uma criança de uns dois anos. Na entrada do cartório, a criança se encantou por uma pomba. Parou e queria ficar ali. Mas o pai precisava resolver algo mais importante. O que fazer? Qual a decisão? Os compromissos importantes ou uma simples pomba? O pai entrou no cartório. Pensei: venceu ter a razão. Um minuto depois, voltou o pai com uma senha na mão e ficaram pai e filho perto da pomba. Dei um sorriso e pensei melhor: venceram as duas – ser feliz e ter razão!

Então, gente, por que não tentar as duas? Ser feliz e ter razão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário