quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Sociedade Alternativa



Tenho ouvido muito o bom e velho Raul Seixas, que nos deixou tão jovem, que nos deixou um legado inestimável de canções e letras desconcertantes, engenhosas e muito atuais. Ouvir Raul é sempre mergulhar naquilo que nossa música produziu de melhor: poesia, loucura e irreverência.

A produção de Raul Seixas é tão significativa e farta, que é muito difícil escolher uma só letra para descer mais a fundo. Mas hoje vou cometer o atrevimento de tentar falar um pouco sobre a letra de Sociedade Alternativa, sobre o que ela representa para mim. Viva a Sociedade Alternativa!

"Se eu quero e você quer
Tomar banho de chapéu
Ou esperar Papai Noel
Ou discutir Carlos Gardel
Então vá!
Faz o que tu queres
Pois é tudo
Da Lei! Da Lei!
Viva! Viva!
Viva A Sociedade Alternativa..."


Faz o que tu queres! Como é difícil pensar e viver assim! Como é difícil... A sociedade quer nos colocar numa caixinha. A sociedade quer todo mundo igual, falando, pensando e fazendo as mesmas coisas. Mais do que isso, a sociedade quer todo mundo comprando as mesmas coisas.

Costumo ser chamado de ponto fora da curva e me identifico muito com isso, com esse ponto fora da curva, com essa tal de sociedade alternativa. Eu não vou lutar pelo cargo que todos querem nem vou comprar o carro que todos querem. Eu não preciso do celular da moda e nem vou vestir a marca de roupa que todos usam. Não! Desculpa, sociedade, mas eu penso, falo, faço e uso o meu dinheiro de forma diferente. Vivo a minha sociedade alternativa todos os dias, sou um ponto fora da curva e defendo sim com orgulho as minhas causas perdidas.

“Oh! Oh! Seu moço!
Do Disco Voador
Me leve com você
Pra onde você for
Oh! Oh! Seu moço!
Mas não me deixe aqui
Enquanto eu sei que tem
Tanta estrela por aí”


Tem momentos que me dá uma vontade de fazer como essa letra aí do Raul Seixas (S.O.S) e fugir dessa sociedade em que vivemos, o Brasil das Anitas, e pegar carona num trem azul rumo às estrelas.

Viva a sociedade alternativa! Viva!

2 comentários:

  1. Aguinaldo!
    Raul viveu intensamente e nos deixou o legado de suas inspirações.
    Agradeço ter visitado o blog, fiquei toda orgulhosa.
    Gosto muito de seus livros.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir