sábado, 24 de novembro de 2012

Rituais

                        Todos nós temos nossos rituais. O ser humano gosta de rituais. Dos mais simples aos mais sofisticados. Dos rituais em grupos aos individuais. Dos sagrados aos profanos. Todos nós temos os nossos rituais.
                        Há os rituais sagrados, que muitas vezes nem sabemos os motivos, mas participamos, admiramos e acreditamos. Pode ser um incenso ao redor do altar, os joelhos flexionados em determinada hora e uma vela que se acende num certo dia. Tudo são rituais e nós precisamos deles. Os rituais nos fazem bem.
                        A maneira de servir o jantar, a maneira de cortar a carne, a maneira de nos vestirmos. Tudo são rituais. Sem eles não ficamos. Temos orgulho dos nossos rituais, principalmente, aqueles herdados da família. Isto gera certa nobreza aos nossos modos. Até mesmo um quê de mistério.
                        O problema é quando estes rituais passam da conta, viram manias, superstições, transtornos obsessivos-compulsivos (TOC). Aí, o que era tão bom torna-se um pesadelo.
                        __ Natalino, por que está demorando tanto. Estamos no carro te esperando.
                        __ Calma, Rose! Calma! Estou me certificando se as janelas estão todas fechadas.
                        __ Mas, Natalino, já fizemos isso juntos...
                        __ Rose, eu não estava seguro. Estou só me certificando.
                        __ Natalino! Natalino! Pare com estas suas manias...
                        Para a própria pessoa, estes pequenos gestos não passam de rituais. Chegam a ser nobres. Para os demais, são loucuras que precisam de tratamento. Nada justifica haver uma regra para a posição da escova e da pasta de dentes na pia do banheiro. Nada justifica lavar as mãos de cinco em cinco minutos. Nada justifica que um pardal que entra pela janela de sua casa possa significar uma tragédia para toda a família.
                        __ Você pode me dar a capa falsa de sua revista?
                        __ Posso, claro! Mas pra quê você usa isso, Joaquim?
                        __ Uso como agenda, Fernando.
                        __ E por que não usa uma agenda de verdade, Joaquim? Afinal, você ganha tantas agendas bonitas todos os anos...
                        __ Não gosto de agendas...
                        __ Por quê?
                        __ Elas me dão azar...
                        __ Tudo bem! Tudo bem! Pode levar sua agenda de capa falsa...
                        Quem sofre de toque não acredita que está doente. Acha os outros uns chatos implicantes. Ele é nobre, pois tem seus próprios rituais. Os outros não têm graça nenhuma. Eles é que são doentes.
                        __ Neto, tem um cheiro ruim aqui na sala...
                        __ Não estou sentindo, Plínio. Estou concentrado vendo o jogo.
                        __ Mas tem sim! E tá cada vez pior...
                        __ Plínio, cê tá chato que nem minha esposa! Ah, isso deve ser só a minha cueca.
                        __ Como assim, Neto?
                        __ Estou usando a mesma cueca para ver os jogos do Flamengo.
                        __ A mesma?
                        __ Sim...
                        __ Desde o início do campeonato?
                        __ Sim...
                        __ E não lava?
                        __ Claro que não, cara! Pra não perder a sorte! Por que você acha que meu time está tão bem?
                        __ Estamos na 34ª rodada, Neto! Você é doido, cara?
                        __ Ah, para! Que doido nada, Plínio! Isto é o meu ritual. Entende, cara? Meu ritual! E dá sorte, tá!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário