domingo, 10 de abril de 2011

O que busca o poeta?

O que busca o poeta? O que lhe traz a tão desejada e necessária inspiração? Leituras, estudos, vaidades? Não, absolutamente. Neste mundo dos vencedores, do ter, do poder e do parecer, o poeta, na sua pureza, busca o amor. Por ele, o poeta lê, o poeta estuda, o poeta escreve, o poeta enche o peito e declama com orgulho, paixão e desenvoltura.
O amor é o alimento da alma carente do poeta. Principalmente, quando este amor lhe aparece do nada. Quando a experiência do poeta de tantos outros amores é desafiada pela beleza de um sorriso, pelo charme de mãos finas em cabelos longos, pela doçura das palavras, pela luz de grandes olhos negros, por todo o encantamento de um novo amor.
Uma bela surpresa desarma o coração do poeta e o faz virar uma criança, indefesa, pura e entusiasmada diante do primeiro amor. Quando o poeta está amando, um novo mundo de possibilidades se abre, como um botão de rosa, timidamente, cheio de vida, numa manhã iluminada de abril. O poeta, quando ama, vive em êxtase, na plenitude de seu ser. As palavras, antes tão procuradas e ariscas, agora, se oferecem como singelas pombinhas numa praça de interior. E o poeta que ama, pode brincar com elas, sem medo, sem reverência, pois as palavras lhe estão dóceis, obedientes e amáveis.
Amando, o poeta vive plenamente. O poeta escreve e declama. Canta e dança. Oferece flores e chora. Treme de emoção e sonha. O poeta ouve os passarinhos e passeia pelos jardins. Vê um mundo maravilhoso e colorido, com os olhos encantados da poesia. O poeta ama a novidade, é perfeitamente livre e criativo. O poeta se arrisca com o novo porque sabe que a mudança é o oxigênio da vida. No amor, ele leva a vida do seu jeito, sem se preocupar com os outros, longe da correria maluca do dia-a-dia e perto dos desejos de seu coração sonhador, vibrante e apaixonado. O poeta quando nos braços encantados do amor transforma o mundo a sua volta. Amando, o poeta se completa.
O amor é a única e verdadeira inspiração da poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário