sábado, 9 de maio de 2009

Mil Destinos!

A nossa vida é feita de decisões. Todos os dias somos chamados a decidir. Na maioria das vezes, são apenas pequenas escolhas, como tomar o café puro ou com leite; assistir este ou aquele canal de TV ou, ainda, ouvir este ou aquele CD. Mesmo assim, muitas vezes, temos dificuldades de escolher e estas pequenas dúvidas, acabam virando verdadeiros dilemas: “vou fazer uma caminhada sozinho ou vou tomar uma cerveja com os amigos?” Ah, dúvida cruel...
Mas não tem mesmo jeito: tomar decisões é inevitável! Se não tomássemos decisões, não estaríamos andando em pé, nos comunicando, nos amando e progredindo. Desde o tempo de Adão e Eva, precisamos decidir. “Vamos comer a maçã ou não?” “Jesus ou Barrabás?” “Vamos invadir este território ou aquele?” “Vamos navegar junto à costa da África ou nos afastemos um pouco?” “Vamos enfrentar Napoleão ou fugir para o Brasil?” “Vou me casar com Maria ou com Joana?”
E o que torna as coisas ainda mais complicadas, é que estas decisões, às vezes, são urgentíssimas. Em alguns casos, não dá nem pra consultar o travesseiro, a mãe, o amigo, a esposa. Você precisa responder ali, na hora, sem gaguejar, olhos nos olhos com seu inquisidor. O certo mesmo é que as decisões precisam ser tomadas, fáceis ou difíceis, simples ou importantes. Não dá pra adiar. Não dá pra sua mãe decidir todas por você. Por mais complicado que pareça, o mundo espera a sua resposta.
As decisões são como ritos de passagem. Se não forem tomadas, a gente não muda de fase. Continuamos na mesma, na nossa zona de conforto, enferrujados, convivendo com aquelas pequenas mesquinharias de sempre. As coisas não podem ficar como estão. O mundo precisa continuar. Coloquemos uma coisa na cabeça: na vida, nossa única certeza é a mudança. Você precisa avançar. Sua família precisa avançar. A humanidade precisa avançar. Então, tenha coragem, deixe esta incerteza de lado, tome uma decisão, tenha fé em Deus e não olhe para trás, na dúvida de sua decisão, para que não seja convertido em estátua de sal, como a esposa de Ló.
O nosso futuro depende da qualidade de nossas decisões. Tão melhor será quanto melhor elas forem. Mas, tenha certeza, só acertará nas decisões aquele que tiver a coragem de tomá-las. Certamente, aqueles que muito admiramos como pessoas bem sucedidas, muitos erros cometeram, muitas decisões equivocadas tomaram pelo caminho. Mas eles, apesar dos medos e incertezas, não deixaram de tomar uma decisão e continuar o caminho. No cálculo de suas decisões, mais acertaram do que erraram. Hoje, olham pra trás com um sorriso no rosto e o gosto indescritível da vitória. Não tenhamos medo, não fiquemos parados, tomemos as firmes decisões que precisam ser tomadas. Precisamos conhecer gente nova, novos lugares e novos sabores. Mil destinos nos esperam.

Um comentário:

  1. Adorei Gui, ninguém melhor que você pra falar de mudanças, de Congonhas para o mundo, tem andado Brasil afora em busca da felicidade ideal pra cada momento de sua vida. Adoro você. Bjos, da sempre amiga, Mi

    ResponderExcluir